Fórum

Somos um Núcleo novo disposto a aprender com cada um, inovar para melhorar e ajudar no possível, para que Engenharia Zootécnica seja um ponto de referência para todos nós.

Assim, deixamos este espaço em aberto para nos transmitires o que pensas ou o que podes fazer melhorar, de forma a que seja possível apresentar o máximo de informação para todos os nossos colegas, apostando assim, num futuro melhor.

10 comentários:

  1. Como Engenheiro Zootécnico, dá um passo em frente e escreve aqui aquilo que mais penses que pode ajudar a mudar e evoluir o nosso curso. Ideias, pensamentos, conhecimentos, eventos, estágios...tantos outros.

    Esperamos por ti!

    ResponderEliminar
  2. Um engenheiro zootécnico está para o médico veterinário, como o enfermeiro está para o médico. Embora, esta visão das coisas seja irreal e descabida, é para muitos e continuará a ser uma visão real. Para isso, a meu ver, o núcleo apresenta aqui um papel preponderante sobre a dinamização do curso dentro e fora da faculdade assim como da sua comunidade. Corrijam-me se estiver errado! É certo que como núcleo recente, esta comunidade nos vos poderá exigir que seja um núcleo bastante dinamizado e activo como o de Vila Real. Pese embora, julgo essencial que para evitar comentários sem razão como «O núcleo?! O núcleo não faz nada» deverão informar-nos do que estão a fazer. Até hoje, muito sinceramente, não tenho visto o que o núcleo me poderá proporcionar e até posso inclusivamente estar a ser incorrecto na minha maneira de ver as coisas, mas até ver trabalho, não me irei com certeza inscrever. Noto que, as conversas que surgiram aquando a criação do núcleo, desapareceram. Não ouço ninguém a falar dele, nem tão pouco vejo interesse por parte destas pessoas de se inscreverem no núcleo. O aspecto de unir a comunidade está de momento a falhar. Façam jantares, churrascadas, o que quer que seja. É na minha opinião fundamental para a coesão dos estudantes de Zootécnica. Foi-vos pedido, quanto à gafe do Presidente do ISA, que comunicassem o estado da situação. Soube que não vos foi enviada qualquer resposta, mas preferia que o que me foi comunicado tivesse sido colocado no facebook ou mesmo aqui no blog para informar todos os estudantes. Foi-vos também proposta a criação de sweatshirts alusivas ao curso, não responderam. Desta forma, é difícil fazer ao que se propõem. Quanto a ideias para melhorar o nosso curso. Pelo que sei, os alunos de 2ºano têm vindo a realizar actividades que nunca foram proporcionados aos alunos dos anos seguintes, pelo menos aos do actual 3º. Fico feliz por eles, mas então e os outros? Tudo bem que estas actividades foram realizadas na frequência das disciplinas destinadas ao 2ºano, mas julgo que os alunos dos anos seguintes também têm esse direito. Pois então, sugiro que se realizem actividades extra-curriculares que abranjam actividades, que embora possam ser simples, nos ajudem a construir um futuro mais sólido. A prática também se encontra lá fora, e é o que tenho feito, mas se também o puder encontrar no universo escolar, seria bastante positivo. Não sei qual a vossa opinião, nem de outros tantos alunos deste curso, mas a meu ver o programa da Licenciatura está em completo desacordo com a realidade agrícola. Ainda assim, existem várias disciplinas que poderiam ser muito mais interessantes, caso estas tivessem um programa mais de acordo com a actividade de cada curso. Sem mais nada a acrescentar, peço que me seja enviada uma resposta. Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Folgo ver que ainda há alunos do ISA a expressar a sua opinião. Concordo com o que o André escreveu e, apesar de não me poder vir a inscrever neste núcleo, visto que estou a tirar o mestrado de zootécnica na FMV, gostava de ver mais alguma actividade sem ser simplesmente a divulgação de actividades e sites.
    Não sei se alguma atitude foi tomada na altura da tão falada reportagem do prof. Noéme, mas gostava também que não só o núcleo, mas todos os estudantes de Zoo, não sentissem haver qualquer obstáculo quando chega a hora de expressarem as suas opiniões, seja aqui no núcleo, seja directamente ao instituto. Se vai adiantar de alguma coisa? Não sei... mas sem tentar é que nunca saberemos...
    Vejo que há descontentamento relativamente a alguns assuntos, como a estrutura do curso ou de algumas disciplinas, ou a eterna questão ISA/FMV (para os que se inscreverem no mestrado no ano lectivo que aí vem, se não me engano... adeus ISA)... porque não escrever sobre isso e mandar uma cópia para os órgãos de gestão e para a presidência? Seja o núcleo, seja cada um de vós a título individual... Não chega falarmos uns com os outros sobre isso, temos de fazer mais, há que agir!

    Bom estudo para os exames que aí vêm
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro André

    Tens toda a razão no assunto que aqui abordas. É verdade, que ainda não somos um núcleo dinâmico como o tão conceituado Núcleo da UTAD dos alunos de ENG. Zootecnica. Peço desculpa não só pela falta de dinâmica e de alguma Pró actividade. A falta dos mesmos deve-se não só ao facto de a maioria dos alunos que integram os órgãos de direcção pertencerem ao 3º ano e por motivos que dai advêm não estarem a 100% na divulgação e desmitificação, da célebre frase inicial por ti abordada.
    Gostaria que compreendesses que estamos em fase de aprendizagem, mas que medidas já estão a ser tomadas e pressões estão a ser feitas, para que a dinâmica de curso seja alterada junto dos nossos professores. Pressões essas passo a citar, como a introdução de estágios curriculares em todos os anos dos respectivos ciclos, para uma abordagem prática do nosso curso e familiarização com o mercado de trabalho.
    Concordo plenamente com a fomentação do espírito de curso, através da realização de jantares e churrascadas, para a união do mesmo e irei sem duvida trabalhar também nesse sentido.
    Queria desde já agradecer a teu comentário e preocupação por ti demonstrada, pois foi por estas razões que o blog foi criado. Gostaria assim que falasses comigo pessoalmente para qualquer esclarecimento. Muito Obrigado

    Com os Melhores Cumprimentos.

    Daniel Brás

    ResponderEliminar
  5. É bastante positivo observar que as pessoas se preocupam com o que é feito, que estão atentas à situação vivida dentro do ISA, bem como no núcleo de zootécnica.
    Relativamente à dicotomia Engenheiro zootécnico vs Médico Veterinário, penso que parte nós todos fazermos essa distinção, que é real, e não vermos os Médicos Veterinários como concorrentes directos à nossa profissão. As competências de um Médico Veterinário e de um Engenheiro Zootécnico são similares em alguns aspectos, razão pela queal temos algumas unidades curriculares leccionadas na Faculdade de Medicina Veterinária, mas também bastante dispares e é nesta vertenteque podemos potencializar e diferenciiar relativamente aos Médicos Veterinários. É verdade que para isto ser possível é necessário uma adequação do plano curricular com a realidade agrícola e pecuária actual e de futuro.
    Para que isto aconteça é necessário existir uma vontade expressa por parte do Conselho Científico, dos Órgãos de Gestão do ISA e do Conselho Pedagógico, neste último existiu recentemente eleições para a representação dos alunos e pode agora existir uma maior pressão neste órgão para que exitas uma mudança efectiva no plano curricular em Engenharia Zootécnica e não as sucessivas alterações que ocorreram nos últimos anos, desde a introdução de Bolonha até ao último ano lectivo com a introdução de novas Unidades Curriculares no plano de estudos.
    Quantos às actividades realizadas pelos alunos de 2º ano de licenciatura, é de realçar que foi bastante positivo, apesar de alunos como eu e como tu já não poderem realizar, no entanto é benéfico para o futuro daqueles que ingressam agora no nosso curso tenham essas oportunidades.
    É verdade que o núcleo apresenta um papel preponderante na dinamização do curso, tanto dentro como fora do Instituto. Em relação às questões pedagógicas que referi anteriormente, estas não são competências directas do núcleo, pois não existem ógãos onde tenhamos representatividade para discutir estas matérias. Neste sentido, a função do núcleo é recolher estas informações, produzir documentos e entregá-los aos respectivos órgãos competentes, bem como falar com os colegas que nos representam no Conselho Pedagógico e da Associação dos Estudantes para vermos estes problemas discutidos e resolvidos. Quanto à gafe cometida pelo Presidente do ISA, prof. Carlos Noéme, estamos a elaborar um documento para alertar a situação ocorrida.
    É verdade que como núcleo recente não apresentamos uma dinâmica e uma actividade como de outros núcleos, no entanto, existe já algum trabalho realizado. A criação do blog que contêm informação útil, que deve ser constantemente melhorado e actualizado de modo a ofecerer cada vez mais informação importante aos estudantes. A página de facebook, onde informamos acerca de actividades realizadas por outros núcleos e faculdades, que podem ser úteis. Criação de relações institucionais com núcleos de zootecnia de outras faculdades. Sobre o futuro, é nosso objectivo organizar actividades que apresentem mais-valias aos estudantes, tentando desta forma colmatar algumas falhas evidenciadas pelo plano curricular. No entanto, para isto ser válido é necessário organizar, penso que não basta fazer só por fazer, e isso demora algum tempo. É necessário organizar bem as actividades, sejam elas colóqios ou cursos para que tenham a adesão pretendida, assim como a mais-valia necessária, sendo este o momento ideal, após algum tempo de aprendizagem e trabalho burocrático realizado, para prepararmos o próximo semestre com essas actividades.

    Com os melhores cumprimentos,

    Fábio Gerardo

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    ainda bem que vejo tanto entusiasmo em pertencer ao núcleo de Eng. Zootécnica do ISA, acima de tudo é importante que as pessoas pertencentes ao curso tenham uma acção pró-activa em relação ao Núcleo, mas como aluno pertencente ao Núcleo é com grande desegrado, que vejo tanto interesse a não levar a lado nenhum, visto que ainda não recebemos uma inscricção que seja de um aluno!
    Respondendo a declarações que foram feitas recentemente, o Núcleo foi formado cerca de 1 mês antes das aulas acabarem, logo nada poderia ser feito, a não ser a divulgação dos vários workshops dentro e fora da faculdade. Neste mundo não temos só direitos, tambem temos deveres, portanto não podem ser só feitas exigências por parte de alguns e o primeiro passo para nos ajudarem talvez fosse, deslocarem-se a qualquer membro do Núcleo e proceder às inscricções. Não estou aqui a criticar ninguém, apenas digo que não podemos só exigir.

    com os melhores e sinceros cumprimentos,

    João Maria Carvalho

    ResponderEliminar
  7. João Maria,

    Uma das razões para as quais as pessoas não se inscrevem no núcleo, apela em primeiro lugar à falta de interesse em relação a este, mas também porque as pessoas estão pouco entusiasmadas, dado que o núcleo actualmente, sublinho actualmente, tem pouca expressão. Repara que fui a primeira pessoa a demonstrar interesse, ou talvez a primeira a ter coragem, de fazer um comentário acerca do núcleo, mas tive o especial cuidado de inserir sugestões em conjunto com as críticas. No meu primeiro comentário disse o seguinte: “julgo essencial que para evitar comentários sem razão como «O núcleo?! O núcleo não faz nada» deverão informar-nos do que estão a fazer”. Se as pessoas não sabem do que se passa, naturalmente, só podem demonstrar descontentamento e de certo modo alguma revolta. Mas acontece que nem isso as pessoas demonstram porque não estão minimamente interessadas, a meu ver, no núcleo. Eu ir-me-ei inscrever, informo. Acontece que não são duas pessoas ou três que ao se inscreverem, poderão fazer a diferença. O conceito da comunidade está claramente implícito na frase anterior.

    ResponderEliminar
  8. Eu inscrevia-me, se fosse do ISA... nem uma?... :S

    ResponderEliminar
  9. Malta, o email que têm aqui no blog, não existe. Alterem para receberem mais inscrições ;)

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa, tinha mal o mail! Já podem enviar as inscrições!

    ResponderEliminar